Educação Física

Educação Física na Terceira Idade: Teoria e Prática 

Ícone Editora, 2013. 208 pgs.

Leia o 1º Capítulo           Skoob            Fanpage

Capa do livro Educação Física na Terceira Idade: teoria e prática.

        O objetivo deste livro é dar subsídios teórico-práticos para a realização de programas de educação física para idosos, destacando seus benefícios e particularidades, além de auxiliar profissionais na estruturação de suas aulas.

          Devido ao aumento significativo da população idosa em todo mundo, surge a preocupação com a qualidade de vida desses idosos. Viver mais com saúde e autonomia é o desejo da maioria das pessoas, mas, para isso acontecer, é necessário ser um indivíduo ativo.

     A prática de atividades físicas e de jogos recreativos e cognitivos desenvolvidos pelo profissional de educação física e o convívio social inter e intrageracional trazem inúmeros benefícios em todas as idades, em especial na velhice, na qual ocorre uma diminuição das capacidades funcional e cognitiva, dos contatos sociais e da motivação para se realizar atividades novas.      

 

Compre o seu livro agora e monte aulas fantásticas!


          “Recomendo, especialmente, a leitura de Educação Física na Terceira Idade: Teoria e Prática porque reconheço a ênfase crescente dada à necessidade de vivências e práticas inovadoras eficientes com eficácia, na discussão de pensadores individuais, e não de ¨escolas de pensamento¨. Compreendo que a marca de todo estudioso e de grande pensador é de suas práticas e habilidades transcenderem estruturas e modelos tradicionais.” ‒ Soraya Francisca Dinkhuysen Oliveira, Presidente do Grupo CONSAI, Mestre em Envelhecimento Humano.

         “Neste livro falaremos sobre Educação Física na terceira idade e, mais especificamente, sobre a prática de atividade física, elemento pelo qual é possível reverter as ideias pré-concebidas e quebrar paradigmas tão difundidos em nossa sociedade de que a velhice só traz perdas e que o idoso é um ser inativo e improdutivo.” ‒ Trecho do livro.

Capa do livro Atividade Física para Idosos: apontamentos teóricos e propostas de atividades.

Atividade Física para idosos: Apontamentos Teóricos e Propostas de Atividades

Editora Minelli, 2008. 111 pgs.


Skoob

          Este livro encontra-se dividido em duas partes. A primeira visa trazer referências teóricas sobre o envelhecimento, a prática de atividade física e seus benefícios para a saúde e qualidade de vida do idoso. Traz também considerações metodológicas pertinentes ao tema, e a justificativa da prática de atividade física para idosos, amparada no Estatuto do Idoso.

          Ainda nesta parte do livro, encontramos a relação entre a qualidade de vida e a aptidão física, bem como exemplos de atividades que melhoram essa aptidão. Os benefícios, as barreiras, a avaliação médica, para a realização de atividades físicas são descritos de maneira simples e prática, trazendo também orientações sobre qual o ambiente adequado, interrupção e intensidade do exercício.

          A motivação dos idosos é um fator imprescindível para sua adesão em um programa de atividades físicas, por isso destacamos aqui também alguns elementos que ajudarão os profissionais a manterem uma turma motivada.

          Já a segunda parte, tem o objetivo de mostrar ao profissional que trabalha com atividade física para idosos, propostas de atividades que poderão ser realizadas em seus programas. Para facilitar, as atividades estão divididas de acordo com objetivos como socialização, cognição, recreação, etc, mas podem ser usadas também com outros objetivos, bastando que sejam adaptadas pelos profissionais aos seus interesses.

         É um livro que une a teoria e a prática, atendendo assim, às necessidades dos profissionais que trabalham com essa faixa etária.