Biografia

Francine Cruz nasceu no dia 18 de julho de 1984. Canceriana com ascendente em touro, as emoções e a determinação são suas companheiras. Leitora voraz, desde criança gostava de ler e também ouvir as histórias que seu avô contava.

 

Na adolescência a vontade de se expressar fez com que de leitora, passasse também a escritora. Tudo começou com as poesias que escrevia como forma de catarse e com as histórias em quadrinhos, que fazia para se divertir com os amigos.

Em 2002, aos 18 anos, foi uma das selecionadas do II Concurso de Poesia Expert Arte com o poema “Uma mulher vestida de sol” e teve sua primeira publicação na Antologia do concurso.

Apaixonada por esportes, especialmente pelo voleibol, do qual foi atleta, dedicou os anos seguintes a sua formação em Educação Física.

Seu primeiro livro autoral “Ao Deus do meu Coração” foi publicado em 2008 e retrata, em forma de poesias, palavras que expressam o amor a Deus. 

Ainda em 2008, lançou seu segundo livro “Atividade Física para Idosos: Apontamentos Teóricos e Propostas de Atividade”, como resultado dos seus anos de trabalho no campo da Educação Física. 

Em 2009, aos 25 anos, Francine sofreu um AVC isquêmico que quase lhe foi fatal. Totalmente recuperada e sem nenhuma sequela, decidiu que a partir daquele momento, buscaria realizar o sonho de escrever romances.

Determinada, em 2011 publicou seu terceiro livro e primeiro romance “Amor, Maybe”. Com este livro teve a oportunidade de viajar para vários estados do Brasil, sendo convidada para Feiras Literárias, Projetos Culturais e eventos em escolas, sentindo de perto todo acolhimento e receptividade dos leitores.

Motivada pela escrita, neste mesmo ano começou a faculdade de Letras Português/Inglês, na qual se formou nos anos seguintes.

Por seu intenso trabalho cultural, recebeu em 2012 o Prêmio “Agente Jovem de Cultura” do Ministério da Cultura.

Em 2013, dando continuidade ao trabalho como professora, lançou o terceiro livro “Educação Física na Terceira Idade: Teoria e Prática”, o qual teve grande aceitação em universidades e entre os profissionais da área.

Intercalando as escritas técnicas com as literárias, publicou em 2014 seu segundo romance “A Casa dos dois Amores” no formato de audiolivro, o que possibilitou a acessibilidade de seus livros para outros públicos como os deficientes visuais.

Após essa publicação deu uma pausa na escrita literária para dedicar-se a outros projetos: a maternidade e o mestrado. 

 

Em 2020 retomou a escrita literária participando de diversas coletâneas de contos, crônicas e poesias, sendo uma das selecionadas do XIII CLIPP Concurso Literário de Presidente Prudente Ruth Campos com o conto “Manifestação”, publicado em Antologia do concurso.

Em 2022 lançou seu sexto livro, o ensaio acadêmico "A Obra Poética de Ana Cristina Cesar: Ressignificação do Biografismo", fruto de sua pesquisa na área de Letras. 

Em 2022 lançou também a 2ª edição do romance "A casa dos dois amores", projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba e incentivo de EBANX e Instituto Joanir Zonta (Condor). 

Seu sétimo livro (terceiro de romance) “Quatro vezes Primavera”, encontra-se em fase de revisão com previsão de lançamento em 2023. 

 

Francine é casada, tem uma filha e mora em Curitiba, onde também atua como professora.

 

  • Integrante dos Coletivos MarianasVozesEscarlate e Mulherio das Letras.

  • Integrante do Catálogo Brasileiro de Autores Literários Contemporâneos, credenciado pelas instituições: Litteraria Academiae Lima Barreto, Câmara Brasileira de Jovens Escritores, 1º Colegiado de Escritores Brasileiros e Pauta Literária BrLetras.

  • Criadora e apresentadora do Canal Senhora Literatura no Youtube. Um canal voltado aos amantes da literatura com dicas de leitura, dicas para novos autores, leitura de contos, crônicas e poemas, divulgação de produção literária de autoria de mulheres e entrevistas com escritores consagrados, em especial os residentes no Paraná.

Francine Cruz 2021 (16).jpg