top of page

Biografia

Contrariando todas as expectativas, nasci. Em uma madrugada fria de julho, os astros me fizeram uma canceriana com ascendente em touro, de modo que as emoções e a determinação são minhas companheiras de jornada. 


Criada pelos meus avós maternos, desde criança tomei gosto pelos livros por meio das histórias que meu avô habilmente contava.


Cresci e, como a maioria dos adolescentes, comecei a escrever versinhos de amor platônico e de ser humano incompreendido. Ganhei meu primeiro concurso literário com um desses poemas. 


Depois fui estudar, fazer faculdade. Escolhi a Educação Física pelo amor aos esportes. Acabei escrevendo sobre isso. 
Aos 25 anos, sofri um AVC isquêmico que quase me foi fatal. Totalmente recuperada e sem nenhuma sequela, decidi que a partir daquele momento buscaria meu sonho de escrever romances. E assim foi. 

Após 5 livros publicados (2 romances), em 2015 dei uma pausa na escrita literária para dedicar-me a outros projetos: a maternidade e o mestrado. 

Em 2020, mãe e mestre, retomei a escrita literária participando de diversas coletâneas de contos, crônicas e poesias e em 2022 lancei meu sexto livro, o ensaio acadêmico “A Obra Poética de Ana Cristina Cesar: Ressignificação do Biografismo”, fruto de minha pesquisa na área de Letras e a segunda edição do romance "A Casa dos dois Amores". 

Em 2023 aconteceu a publicação do meu sétimo livro (o terceiro dedicado à área de Educação Física). Na sequência veio o oitavo livro, com uma proposta bem diferente: um livro de Haicais artesanal. 

Dando continuidade às surpresas deste ano tão profícuo, veio o nono livro, primeiro com a temática infantil "Vovô foi embora, mas deixou muita história!" faz sucesso com crianças de todas as idades. 

Além desses, também será publicada na Argentina minha primeira obra traduzida "La obra poética de Ana Cristina Cesar: resignificación del biografismo", em tradução para o espanhol.


Hoje em dia sigo atuante na escrita, na educação e na produção cultural. Participo de coletivos literários, sou casada, tenho uma filha inspiradora e sou feliz, imensamente feliz.  

Livros Publicados: 

Ao Deus do meu coração (Biblioteca 24x7, 2008) (Poesia)

Atividade Física para Idosos: Apontamentos Teóricos e Propostas de Atividades (Minelli, 2008) (Técnico)

Amor, Maybe (Ícone, 2011) (Romance)

Educação Física na Terceira Idade: Teoria e Prática (Ícone, 2013); (Técnico)

A Casa dos Dois Amores (AudioLivro, 2014; Donizela, 2022) (Romance)

A Obra Poética de Ana Cristina Cesar: Ressignificação do Biografismo (Donizela, 2022) (Técnico)

Relações Étnico-Racias na Educação Física Escolar: Teoria e Prática (Caravana, 2023) (Técnico)

Poemas para brincar nas quatro estações (Arpillera, 2023) (Haicais)

Vovô foi embora… mas deixou muita história (Donizela, 2023) (Infantil)

La obra poética de Ana Cristina Cesar: Resignificación del Biografismo  (Caravana, 2023) (Técnico)

DSC03788.jpg
bottom of page