Infantil
Vovô foi embora, mas deixou muita história
Donizela, 2023
A obra retrata, de maneira sensível e carinhosa, a vida que segue após a partida de alguém que amamos. Mostra como as pessoas, depois da morte, permanecem eternizadas nas lembranças dos momentos partilhados com aqueles que ficaram. É um livro que trata de relações intergeracionais e pode ser lido por pessoas de qualquer idade.
"Quando alguém vai embora, mas ainda mora dentro da gente: dói de saudade… mas aquece de contente. Francine tratou desse tema delicado com poesia e pitadas de humor, mostrando que a saudade também pode ser um tesouro afetivo da memória". (Priscila Prado - Escritora finalista do Prêmio Jabuti 2013 com o livro interativo de poesia ilustrada Preguiça, coragem e outros bichos)
Eternamente tenro e vivamente oportuno, como a dor da perda e o saber profundo de quem guarda histórias no baú dos sentimentos. Comovidos comprovamos que é melhor que o fim, o caminho”.
E não conto mais, mesmo porque esta história, do começo ao fim, é um convite aberto para a história de cada leitor. Só me resta pedir: abra o livro, que logo vem colo, cafuné e beijinho. (Gloria Kirinus - Poeta e pensadora contemporânea. Ministrante da oficina de criação literária e vitalidade poética, Lavra Palavra).
Poemas para brincar nas quatro estações
Donizela, 2024
A obra “Poemas para brincar nas quatro estações” de Francine Cruz é composta por 40 haicais, um tipo de poesia curta e minimalista que nasceu no Japão, composto de três versos, geralmente sem título e sem rimas.
Nesta obra, os haicais reúnem num mesmo cenário os encantos da natureza e as alegrias da infância em cada uma das estações do ano. Como o nome já diz, são pequenos poemas a serem experimentados por crianças de todas as idades, até mesmo as que já são avós, mas mantém os sonhos e o entusiasmo da infância.
Os versos de Francine, ricamente ilustrados pela artista plástica Débora Bacchi, trazem essas características de forma muito viva, como no haicai abaixo:
focinho pra fora –
no grande lago dourado
nada a capivara
Com o intuito de alcançar um amplo público, o livro "Poemas para brincar nas quatro estações" foi concebido de maneira inclusiva, seguindo os preceitos da Lei Brasileira de Inclusão. A utilização de fonte ampliada visa atender aos mais de 6 milhões de brasileiros com baixa visão ou visão subnormal, conforme dados do IBGE.