Estudos Literários
A obra poética de Ana Cristina Cesar:
Ressignificação do Biografismo
2021, 96 pgs.
O biografismo tem sido um problema nos estudos literários, uma vez que a crítica literária tende, muitas vezes, a relacionar a biografia do autor com sua obra. Tal relação pode ocasionar interpretações equivocadas ou superficiais, desconsiderando a literariedade e o trabalho estético da obra.
Questionando essa tendência, Ana Cristina Cesar, poeta cuja obra geralmente é definida como uma fusão de vida e poesia, reconhece sua obra como biográfica, porém, em seu trabalho estético e literário isso se dá através de uma ressignificação poética do biografismo.
Neste estudo, analisa-se como Ana Cristina Cesar ressignifica o biografismo e qual a interferência disso em sua poética, partindo dos conceitos de personalização, biografismo, despersonalização e desconstrução até a análise de alguns poemas da autora.
Sabiendo que lo biografismo era una preocupación de Ana C, cuya obra poética tiene un tono confesional, es que tenemos la búsqueda de entender cómo la poeta trabajó esta cuestión en sus textos. ¿En qué medida el biografismo, reconocido por Ana Cristina, interfirió en su producción y cuál es la relación de esta escritura biográfica con la modernidad en la que se inserta?